Comércio internacional | Relações Diplomáticas | Brasil e EUA iniciam negociação para suspensão de tarifas após reunião entre Lula e Trump
MDIC e autoridades americanas, incluindo Marco Rubio, conduzem tratativas para reduzir barreiras às exportações brasileiras
A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste domingo (26), representou um avanço concreto nas tratativas para a suspensão do tarifaço norte-americano imposto a produtos brasileiros desde agosto. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cujo presidente, Ricardo Alban, destacou o encontro como um passo essencial para garantir previsibilidade e competitividade às exportações.
As negociações serão conduzidas, pelo lado brasileiro, pelo chanceler Mauro Vieira e pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Márcio Fernando Elias Rosa. Do lado norte-americano, participam o secretário de Estado Marco Rubio e o secretário do Tesouro Scott Bessent.
Segundo Márcio Rosa, as conversas tiveram início imediato por solicitação de Lula. “O presidente Trump orientou sua equipe a se reunir conosco ainda hoje à noite para que possamos chegar a algumas conclusões até o fim do dia”, afirmou.
O encontro entre os líderes ocorreu após a Cúpula da ASEAN, realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, e também abordou as sanções impostas pelos EUA a autoridades brasileiras com base na Lei Magnitsky.
Informações Agência Brasil
Comentários (0)