Tecnologia assistiva | Inclusão social | Feira de Santana entrega óculos inteligentes a alunos com deficiência visual

Projeto pioneiro garante mais autonomia e inclusão para estudantes da rede municipal com baixa visão e cegueira total

Tecnologia assistiva | Inclusão social | Feira de Santana entrega óculos inteligentes a alunos com deficiência visual
📸Onildo Rodrigues

A Prefeitura de Feira de Santana realizou, na manhã desta segunda-feira (20), a entrega de 20 óculos inteligentes OrCam MyEye a estudantes com deficiência visual da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no auditório do Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva e marcou o início de um projeto que une tecnologia e acessibilidade em favor da inclusão.

O equipamento, de tecnologia israelense, é capaz de ler textos, reconhecer rostos, objetos e códigos de barras, promovendo maior autonomia para pessoas com cegueira total ou baixa visão severa.

Prefeito José Ronaldo - Foto: Onildo Rodrigues 

Durante a solenidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que a iniciativa é o cumprimento de um compromisso firmado em campanha e representa um passo importante na construção de uma cidade mais inclusiva:

“Olha, é um projeto que estamos iniciando. Foi um compromisso que firmamos no período eleitoral e estamos aqui cumprindo a palavra. Nos locais onde foi implantado, o resultado tem sido muito positivo, e tenho certeza que aqui também será um sucesso. É uma boa semente que está sendo plantada, que vai se ampliando de acordo com o aprendizado e o sucesso ao longo dos meses e anos. O nosso objetivo é ampliar, com certeza absoluta.”

O prefeito ressaltou ainda que a ação integra um conjunto de iniciativas voltadas à inclusão social, tanto na educação quanto em outras áreas, como a saúde:

“São muitos projetos de inclusão que estão sendo implantados. Na saúde, por exemplo, já estamos construindo a oficina ortopédica, algo inovador na região. Tudo o que vemos de sucesso no Brasil e no mundo estamos trazendo para Feira de Santana.”

Sec de educação e vice-prefeito, Pablo Roberto - Foto: Onildo Rodrigues 

O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, explicou que o equipamento poderá ser usado pelos alunos tanto na escola quanto em casa, ampliando o alcance da inclusão:

“Esses óculos têm capacidade de fazer leitura, tradução, identificar pessoas e locais. Foi um compromisso assumido com a população, e o prefeito nos orientou para que a Secretaria de Educação tomasse todas as providências para garantir o acesso dos alunos da rede municipal. São 20 estudantes com cegueira ou baixa visão que receberão os equipamentos, que poderão ser utilizados também em suas residências, com termo de compromisso, para que a inclusão aconteça na escola e na convivência familiar.”

Coordenadora do Centro de Educação Inclusiva, Isabela Carvalho - Foto: Onildo Rodrigues 

A coordenadora do Centro de Educação Inclusiva, Isabela Carvalho, celebrou o momento e destacou o impacto pedagógico do projeto:

“Estamos muito felizes com essa conquista. Essa tecnologia assistiva de ponta vai ajudar na identificação de pessoas, códigos e imagens, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem. Vamos avaliar cada estudante para garantir que os óculos cheguem a quem realmente precisa e se adapta bem. Eles poderão usar o equipamento em todos os espaços da vida cotidiana.”

Beneficiada Vitória  Gonçalves Mascarenhas- Foto: Onildo Rodrigues 

Entre os beneficiados está Vitória Gonçalves Mascarenhas, aluna da rede municipal, que expressou emoção ao receber o equipamento:

“Me sinto emocionada. Foi muito bom mesmo. Vai me ajudar na leitura.”

Com a entrega dos óculos OrCam MyEye, Feira de Santana se junta a grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador na adoção dessa tecnologia assistiva. O projeto reforça o compromisso do município com a educação inclusiva, a autonomia dos estudantes e o uso da tecnologia a serviço da cidadania.



Fotos: Onildo Rodrigues 

Comentários (0)