Congresso Nacional | CPMI do INSS | CPMI do INSS volta a ouvir depoimentos sobre fraudes bilionárias

Comissão apura descontos indevidos em aposentadorias; valor das irregularidades ultrapassa R$ 1 bilhão

Congresso Nacional | CPMI do INSS | CPMI do INSS volta a ouvir depoimentos sobre fraudes bilionárias
📸LULA MARQUES/AGÊNCIA BRASIL

O Congresso Nacional retoma nesta segunda-feira (20) os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes em descontos indevidos aplicados sobre benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

Serão ouvidos hoje Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da associação Amar Brasil, apontada por realizar mais de R$ 1 bilhão em descontos irregulares, e Tonia Galleti, ex-integrante do Conselho Nacional da Previdência Social. Galleti apresentou denúncias de supostos acordos entre associações e o próprio INSS dentro do colegiado.

Além da CPMI, o Congresso deve definir nesta semana a data para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, que ainda não foi apreciada após o recesso de julho.

Parlamentares também aguardam a sessão conjunta para análise de 63 vetos do presidente Lula à lei que altera as regras de licenciamento ambiental — proposta que, segundo especialistas, pode facilitar o desmatamento de áreas de preservação. 

Outro tema de expectativa em Brasília é a indicação do substituto do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), que teve a aposentadoria oficializada na semana passada. O nome indicado pelo presidente da República passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado antes da votação em plenário.

Comentários (0)