INSS | Orçamento | INSS suspende programa de redução de fila por falta de recursos

Subtítulo: Interrupção compromete esforços para agilizar aposentadorias e auxílios previdenciários em todo o país

INSS | Orçamento | INSS suspende programa de redução de fila por falta de recursos
📸Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão imediata do programa criado para reduzir a fila de espera de benefícios, como aposentadorias e auxílios previdenciários.

A decisão foi formalizada em um ofício assinado pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Junior, que atribuiu a interrupção à falta de recursos no orçamento federal.

No documento, Waller solicita a suplementação de R$ 89,1 milhões ao Ministério da Previdência para garantir a continuidade do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) — iniciativa que prevê o pagamento de bônus de produtividade a servidores e peritos, com o objetivo de acelerar as análises dos pedidos.

A suspensão afeta diretamente a principal estratégia do governo para reduzir a fila de mais de 2,63 milhões de solicitações, conforme dados de agosto. A situação se agravou desde o ano passado, após uma greve de 235 dias dos médicos peritos, que paralisou parte das avaliações.

Segundo o ofício, a medida foi necessária para evitar “impactos administrativos” caso o programa continuasse em operação sem garantia de verba.


 Fonte: Agência Brasil 

Comentários (0)