Saúde | Gigantomastia | Fundação Hospitalar fará triagem para cirurgias de gigantomastia em novembro
500 fichas serão distribuídas para avaliação gratuita de mulheres com crescimento excessivo das mamas
															A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) realizará no dia 1º de novembro a triagem para mais uma edição do programa de cirurgia de gigantomastia extrema, condição caracterizada pelo crescimento excessivo das mamas. As mulheres selecionadas deverão ser operadas ao longo dos próximos dois anos.
Serão distribuídas 500 fichas para as avaliações, que contarão com a participação de médicos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. Desde a criação do programa, cerca de 400 mulheres já foram beneficiadas com o procedimento.
Os atendimentos acontecerão no Ambulatório da Saúde da Mulher, localizado na Rua Caetité, nº 550 – próximo ao Hospital da Mulher –, a partir das 7h da manhã. O processo é totalmente gratuito.
As interessadas devem atender aos seguintes critérios: mamas com peso superior a 4 kg, idade mínima de 18 anos, comprovação de carência econômica, ter filhos e residir em Feira de Santana.
O requisito da maternidade, no entanto, poderá ser flexibilizado conforme avaliação da equipe médica e da assistência social, considerando aspectos clínicos, sociais e humanitários.
A seleção será realizada em três etapas:
1. Avaliação médica e social, no dia 1º de novembro;
2. Visita domiciliar para confirmação das informações e avaliação socioeconômica;
3. Análise dos exames pré-operatórios, que permitirão a realização da cirurgia.
A gigantomastia pode causar problemas físicos e emocionais, afetando a autoestima, postura e qualidade de vida das mulheres.
O programa, de caráter altruísta e voluntário, conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, da Fundação Hospitalar e de profissionais de saúde, refletindo solidariedade e compromisso social.
Comentários (0)