Saúde | Intoxicação Metanol | Ministério da Saúde confirma 41 casos de intoxicação por metanol no país

Seis mortes foram registradas; São Paulo concentra 60% dos casos e lidera investigações sobre bebidas adulteradas

Saúde | Intoxicação Metanol | Ministério da Saúde confirma 41 casos de intoxicação por metanol no país
📸 AGÊNCIA SP/DIVULGAÇÃO

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (15), 41 casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil. Outros 107 casos ainda estão em investigação e 469 foram descartados, segundo o último balanço divulgado pela pasta.

Além dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, o relatório confirmou três casos em Pernambuco.

Mortes e investigações

O número de mortes confirmadas subiu para seis, todas no estado de São Paulo, após a Prefeitura de Jundiaí confirmar um novo óbito. Outras dez mortes seguem sob investigação — quatro em São Paulo, três em Pernambuco, uma em Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Paraná.

O estado de São Paulo concentra 60% dos registros de intoxicação por metanol no país, com 33 casos confirmados e 57 em investigação. Mais de 330 casos foram descartados.

Ações de combate

A Polícia Civil de São Paulo intensificou as operações contra a produção e comercialização de bebidas clandestinas. Nesta quarta-feira, foram destruídas mais de 100 mil garrafas apreendidas em um galpão irregular na capital paulista — o material, equivalente a cerca de sete toneladas de vidro, foi encaminhado para reciclagem após autorização judicial.

Desde o início da força-tarefa estadual, 58 pessoas foram presas, mais de 20 mil garrafas apreendidas e 15 estabelecimentos interditados por suspeita de envolvimento com a adulteração de bebidas alcoólicas.

O Ministério da Saúde reforçou o alerta para que a população evite o consumo de bebidas sem procedência comprovada e denuncie práticas irregulares aos órgãos de vigilância sanitária.


Comentários (0)