Saúde | Artrite Reumatoide | 12 de outubro marca o Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide
Doença autoimune afeta mais de dois milhões de brasileiros e exige diagnóstico precoce
															Dores, inchaço, vermelhidão e calor em uma ou mais articulações podem ser sinais de artrite reumatoide, uma doença autoimune em que o próprio sistema imunológico ataca as articulações e, em alguns casos, outros tecidos do corpo.
No Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide, celebrado neste 12 de outubro, profissionais de saúde reforçam a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico contínuo. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), mais de dois milhões de brasileiros convivem com a enfermidade, que pode causar dor crônica e deformidades se não for tratada adequadamente.
A coordenadora da Comissão Científica de Artrite Reumatoide da SBR, Karina Bonfiglioli, explica que os sintomas também podem se manifestar em crianças e adolescentes:
“Normalmente, começa com a inflamação de alguma articulação, um inchaço que aparece espontaneamente, sem trauma ou machucado. É uma dor intensa, que pode até acordar a criança à noite, e pode vir acompanhada de febre, perda de peso e mal-estar. Esse paciente deve ser avaliado por um reumatologista, de preferência pediátrico”, alerta.
A doença é duas vezes mais comum em mulheres — principalmente entre 30 e 55 anos —, mas pode atingir pessoas de qualquer idade. Sem o tratamento adequado, a artrite reumatoide pode comprometer articulações e até órgãos vitais, como pulmões e coração.
Além de medicamentos, o tratamento inclui atividade física regular, alimentação equilibrada, fisioterapia e terapia ocupacional.
“A parte não medicamentosa é essencial para evitar deformidades e preservar a qualidade de vida do paciente”, ressalta Bonfiglioli.
Mais informações sobre a doença, sintomas e tratamento estão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia: www.reumatologia.org.br.
Comentários (0)