Bahia | Indústria | Lula anuncia investimentos industriais e participa de inaugurações na Bahia

Presidente acompanhou assinatura de contratos para construção de embarcações no Recôncavo e inaugurou fábrica de carros elétricos em Camaçari

Bahia | Indústria | Lula anuncia investimentos industriais e participa de inaugurações na Bahia
📸 © RICARDO STUCKERT / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (9), de dois importantes eventos na Bahia, marcando a retomada de investimentos no setor industrial e naval do estado.

Em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, a Petrobras anunciou a construção de seis embarcações especializadas em controle de vazamentos em alto-mar, no Estaleiro Enseada. A cerimônia contou com a presença de Lula, da presidente da estatal, Magda Chambriard, e de ministros do governo federal.

Magda destacou também a retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), que, junto a outras duas unidades no país, deve ampliar a produção nacional de fertilizantes — considerada estratégica para o agronegócio brasileiro.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou o impacto da reativação da indústria naval na geração de empregos e no fortalecimento da economia regional.

“Estamos retomando a produção e fortalecendo o que foi paralisado nos últimos anos. Isso representa mais oportunidades para os trabalhadores e desenvolvimento para o país”, afirmou Rui Costa.

Ao todo, a Petrobras vai investir R$ 2,6 bilhões nas duas iniciativas — a construção das embarcações e a retomada da Fafen.

Mais cedo, o presidente Lula também participou da inauguração da nova fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A unidade vai produzir carros elétricos e híbridos e representa um investimento de R$ 5,5 bilhões.

Durante o evento, Lula comentou sobre a Medida Provisória que previa a taxação de rendimentos de aplicações financeiras e apostas esportivas, retirada de votação na Câmara dos Deputados. Ele criticou os parlamentares que votaram contra a medida.

“Parte dos deputados votaram contra a taxação dos bilionários, enquanto os trabalhadores pagam até 27% de imposto direto na fonte”, afirmou o presidente.

Lula informou ainda que deve se reunir com sua equipe econômica na próxima semana, em Brasília, para avaliar novas medidas de arrecadação e cumprimento da meta fiscal. Entre os temas em discussão, está a cobrança de impostos devidos por fintechs, empresas do setor financeiro digital.

Com esses anúncios, o governo reforça a estratégia de revitalizar a indústria nacional, estimular tecnologias limpas e promover crescimento econômico sustentável na Bahia e em todo o país.


Com informações Agência Brasil 

Comentários (0)