IBGE | Transporte | Mais de 30% dos brasileiros usam carro próprio para ir ao trabalho

Censo 2022 do IBGE revela que automóvel particular é o principal meio de transporte entre trabalhadores; ônibus aparece em segundo lugar, com 21,4%.

IBGE | Transporte | Mais de 30% dos brasileiros usam carro próprio para ir ao trabalho
📸 PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O carro particular é o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros para se deslocar ao trabalho. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados do Censo Demográfico 2022.

De acordo com o levantamento, 32% das pessoas que precisam se deslocar pelo menos três vezes por semana utilizam automóvel próprio, superando a proporção de 21,4% dos que usam ônibus. Em terceiro lugar aparece o deslocamento a pé, com quase 18% dos trabalhadores.

Segundo o analista do IBGE Rafael Rocha, o uso do carro e de transportes que não dependem de combustível, como bicicleta, é maior entre aqueles que gastam menos tempo no trajeto.

“Em linhas gerais, a gente percebe uma maior proporção nos transportes individuais e no a pé e bicicleta nos menores tempos. Enquanto que nos transportes coletivos como ônibus e metrô, os percentuais de participação nas faixas de maior tempo são maiores”, explicou.


Na média nacional, 57% dos trabalhadores levam entre 6 minutos e meia hora para chegar ao trabalho — o que representa 40 milhões de pessoas. No Sudeste, esse número é de 53%, mas cai para 36% nas grandes capitais Rio de Janeiro e São Paulo, onde o trânsito é mais intenso.

Mais de 12% dos brasileiros gastam mais de uma hora no deslocamento até o emprego. Em São Paulo, esse percentual chega a 28%, e no Rio de Janeiro, a 30%. A região metropolitana do Rio lidera o ranking nacional de longos trajetos, com destaque para o município de Queimados, onde 12,5% das pessoas demoram pelo menos duas horas para chegar ao trabalho.

O estudo também revela desigualdades raciais: 16% das pessoas negras e 12% das indígenas gastam mais de uma hora no percurso, enquanto entre as pessoas brancas o índice é de 10%.

Ainda segundo o IBGE, em 2022, 88% dos brasileiros trabalhavam no mesmo município onde residiam. Desses, 71% exerciam atividades fora de casa, enquanto 17% atuavam na própria residência.


Com informações Agência Brasil 

Comentários (0)