MEC | Inteligência artificial | MEC abre consulta pública sobre uso de Inteligência Artificial na educação
Propostas da sociedade vão orientar criação de regras para aplicação responsável da tecnologia nas escolas
O Ministério da Educação (MEC) abre nesta sexta-feira (10) uma consulta pública para coletar contribuições da sociedade civil sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação. A iniciativa busca reunir propostas que orientem a criação de regras e diretrizes para o uso responsável da tecnologia em ambientes escolares.
A consulta é aberta a educadores, estudantes, famílias, gestores, pesquisadores e qualquer cidadão interessado no tema. Segundo o MEC, o objetivo é aprimorar o uso da IA no processo de ensino e aprendizagem, considerando as diversas realidades educacionais do país.
Atualmente, muitos professores já utilizam a tecnologia para planejar aulas e personalizar trajetórias de aprendizagem, especialmente para estudantes com necessidades específicas. Com isso, o ministério pretende construir um modelo ético, seguro e eficiente de incorporação da IA nas escolas.
As contribuições da sociedade serão agrupadas em eixos temáticos, como:
• Direitos autorais e transparência;
• Uso por faixa etária;
• Acessibilidade;
• Proteção de dados;
• Combate a vieses algorítmicos — quando sistemas de IA produzem resultados injustos ou discriminatórios, reforçando preconceitos existentes.
As sugestões também vão ajudar a definir mecanismos de supervisão humana em todas as etapas, desde o alinhamento pedagógico e a segurança dos dados, até as compras públicas e a formação continuada dos profissionais da educação.
A consulta pública ficará disponível até o dia 29 de outubro na plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal.
Comentários (0)