Saúde | SUS | SUS recebe R$ 2,5 bilhões para novas unidades e reforço na assistência médica
Recursos serão usados na construção de quase 900 equipamentos de saúde e chegam junto com a atuação de 322 novos médicos especialistas em 156 município
O Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 2,5 bilhões para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento será destinado à construção de 899 novas unidades de atendimento, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em 26 estados brasileiros.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (26) e integra o programa Agora Tem Especialistas, que também ampliou o quadro de profissionais da rede pública com a chegada de 322 médicos especialistas. Eles já começaram a atuar em 156 municípios das cinco regiões do país, com foco no atendimento em áreas mais carentes.
De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos contarão com a mentoria de profissionais de excelência da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e de hospitais vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi-SUS).
Para garantir a formação contínua de especialistas, o programa abriu 4 mil bolsas de residência, sendo 3 mil para Residência Médica em áreas como anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica, e mil bolsas para Residência em Área Profissional da Saúde, com foco em saúde da mulher, saúde mental e enfermagem obstétrica. As inscrições seguem abertas até 30 de outubro.
Com informações Agência Brasil
Comentários (0)