Senar | Zootecnia | Diretor do Senar destaca importância e metodologia do Centro de Zootecnia em Feira de Santana

Estrutura moderna vai oferecer cursos técnicos e qualificação para o setor agropecuário

Senar | Zootecnia | Diretor do Senar destaca importância e metodologia do Centro de Zootecnia em Feira de Santana
📸OnildoRodrigues

A inauguração do Centro de Excelência em Zootecnia, nesta sexta-feira (26), no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana, foi classificada como um marco para a cidade, a Bahia e o Brasil. A avaliação é de André Sanchez, diretor do Senar em Feira de Santana, que ressaltou o impacto da estrutura para a difusão do conhecimento agropecuário.

Segundo ele, os Centros de Excelência são pensados para representar cadeias produtivas de relevância nacional. No caso de Feira de Santana, a ênfase será em zootecnia com foco em equinos, sem deixar de atender outras áreas da pecuária. “Aqui vamos tratar, produzir e difundir conhecimento para a zootecnia de todo o Brasil”, afirmou.

Metodologia de ensino

Sanchez explicou que o novo centro oferecerá desde cursos de curta duração, voltados para formação inicial, até cursos de qualificação com até 200 horas. O destaque, no entanto, será para os cursos técnicos profissionalizantes, regulamentados pelo MEC, com duração de dois anos e carga horária entre 1.200 e 1.400 horas.

“Nossa linha mestra é a educação formal, mas sempre alinhando teoria e prática. O aluno sairá preparado não só para o trabalho operacional, mas também para gerir uma propriedade rural”, disse o diretor.

Estrutura moderna e sustentável

O dirigente destacou ainda o diferencial da unidade em relação a outros centros já inaugurados pelo país. “Como esta é uma obra mais recente, ela já nasce sustentável, com energia fotovoltaica, reaproveitamento da água da chuva e laboratórios equipados com tecnologia de ponta”, explicou.

Entre os recursos disponíveis estão laboratório de informática, salas virtuais de aprendizagem e estrutura voltada para programas de gestão de propriedades pecuárias, além de espaços específicos para práticas ligadas à zootecnia.

“Entregamos à sociedade um centro moderno, sustentável e preparado para formar profissionais capazes de transformar a realidade do campo”, concluiu.

Comentários (0)