Desenvolvimento | Zootecnia | Colbert Martins destaca papel de seu governo na implantação do Centro de Zootecnia

Ex-prefeito lembra entraves na Câmara e ressalta potencial de inovação da nova estrutura em Feira de Santana

Desenvolvimento | Zootecnia | Colbert Martins destaca papel de seu governo na implantação do Centro de Zootecnia
Desenvolvimento | Zootecnia | Colbert Martins destaca papel de seu governo na implantação do Centro de Zootecnia (Foto: Reprodução)

O ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho, participou nesta sexta-feira (26) da inauguração do Centro de Excelência em Zootecnia, no Parque de Exposições João Martins da Silva. Ele lembrou que a implantação do equipamento teve início em sua gestão e destacou a relevância da unidade para o avanço da agropecuária baiana.

Segundo Colbert, a doação do terreno para o projeto foi um dos passos fundamentais, mas enfrentou resistência no Legislativo. “O presidente da Confederação Nacional da Agricultura pediu cinco tarefas de terra para viabilizar essa área. Encaminhei o projeto à Câmara, mas a presidência segurou por sete meses. Se não fosse essa demora, essa estrutura poderia estar funcionando há muito mais tempo”, afirmou.

O ex-prefeito destacou ainda que, enquanto o centro de fruticultura em Juazeiro já funciona há seis anos e o de bovinocultura de corte em Mato Grosso do Sul há quatro, Feira de Santana apenas agora dá início a essa nova etapa. “Apesar do atraso, acredito que vamos dar um salto muito grande. Hoje, a zootecnia não fala mais apenas em inseminação artificial, mas em transplante de embriões, algo que será realizado aqui, com impacto direto em rebanhos de vacas, ovelhas, cabras e cavalos”, disse.

Colbert lembrou que Feira de Santana possui o maior plantel de cavalos do interior da Bahia, o que fortalece o papel do centro como polo de inovação na área. Ele também ressaltou que o investimento não contou com recursos da prefeitura, do governo estadual ou federal, sendo financiado pela Confederação Nacional da Agricultura, com manutenção garantida pelo sistema CNA/Senar.

“Esse é um passo muito importante. Os profissionais que aqui se formarem estarão preparados para oferecer conhecimento e desenvolvimento para a Bahia. É um salto que será percebido em poucos anos”, concluiu.

Comentários (0)