Qualificação | Zootecnia | Feira de Santana ganha Centro de Excelência em Zootecnia com investimento de R$ 30 milhões
Prefeito José Ronaldo, secretário Silvaney Araújo e presidente da FAEB destacam impacto da nova estrutura para a formação profissional e fortalecimento do campo
A inauguração do Centro de Excelência em Zootecnia, nesta sexta-feira (26), no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana, foi marcada por discursos que ressaltaram a relevância do investimento estimado em R$ 30 milhões, entre obras e equipamentos. O espaço, fruto da parceria CNA/Senar e FAEB, já inicia suas atividades com turmas de qualificação e será referência nacional na formação de profissionais para o agronegócio.

O prefeito José Ronaldo destacou o impacto do novo equipamento para a cidade e o estado: “É uma beleza de obra e investimento. Aproximadamente 30 milhões de reais foram destinados para essa estrutura, que vai contribuir e fazer a diferença no campo de nosso estado”, afirmou.

Para o secretário de Agricultura, Silvaney Araújo, o centro representa um divisor de águas para a qualificação rural: “Hoje é um dia histórico. Esse centro mostra nosso compromisso em trazer tecnologia, informação e qualificação para os jovens que são responsáveis pelo futuro da produção agrícola. Sem educação no campo não há produtividade suficiente para alimentar o mundo, e é isso que estamos iniciando aqui”, destacou.

Já o presidente da FAEB, Humberto Miranda, reforçou o caráter nacional do projeto e o impacto direto na geração de empregos: “Mais de 50 cidades da região serão beneficiadas. Feira de Santana se consolida como a capital da zootecnia no Brasil. Já temos hoje a primeira turma em funcionamento, e a expectativa é formar mais de 4 mil alunos por ano, em cursos técnicos e de qualificação. O centro chega para suprir a falta de mão de obra no campo, no comércio e nos serviços, gerando empregabilidade e dignidade”, disse.
O equipamento funcionará em três turnos — manhã, tarde e noite — com cursos técnicos e qualificações voltados a diversas áreas da zootecnia, incluindo equideocultura, já em andamento. Além do setor agropecuário, o centro também estará aberto para a integração com o comércio, a indústria e serviços, reforçando o papel de Feira de Santana como polo de desenvolvimento regional.

Comentários (0)