SUS | Residência Médica | Abertas inscrições para instituições formarem profissionais do SUS
Ministério da Saúde vai oferecer 4 mil bolsas em áreas prioritárias, com foco na redução das desigualdades regionais
O Ministério da Saúde abriu inscrições para instituições interessadas em formar 4 mil profissionais especialistas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo segue até 20 de outubro, pelo site sigresidencias.saude.gov.br.
Dois editais foram publicados. O primeiro prevê 3 mil bolsas para programas de residência médica em anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica. Já o segundo destina 1 mil bolsas para residências multiprofissionais, em especialidades como Atenção à Saúde da Mulher, Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica.
Podem aderir universidades e hospitais federais ligados aos ministérios da Saúde e da Educação, além de entidades privadas sem fins lucrativos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais.
A distribuição será priorizada para os estados da Amazônia Legal (AC, AP, AM, PA, RO, RR, MT, MA e TO), com o objetivo de reduzir desigualdades regionais e garantir maior acesso à saúde especializada.
Segundo o ministério, essa é a maior oferta de bolsas dos últimos 10 anos. Somente em 2025, serão investidos R$ 1,8 bilhão em programas de residência, um aumento de 32% em relação a 2023.
Por Conectado Bahia e informações Agência Brasil
Comentários (0)