PEC da Blindagem | Protestos | Milhares protestam em todo o país contra a PEC da Blindagem
Milhares protestam em todo o país contra a PEC da Blindagem Atos também pediram cumprimento da condenação de Jair Bolsonaro e criticaram projetos de anistia no Congresso
Milhares de pessoas foram às ruas neste domingo (21) em pelo menos 30 cidades brasileiras para protestar contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada na última terça-feira (16) pela Câmara dos Deputados. A proposta dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares.
Os manifestantes também criticaram projetos de anistia para condenados por tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e três meses de prisão.
Em Brasília, a mobilização reuniu uma multidão na Esplanada dos Ministérios, com faixas e gritos de “sem anistia” e “queremos Bolsonaro na cadeia”. A passeata percorreu cerca de 1,5 km até o Congresso Nacional, onde o cantor e compositor Chico César encerrou o ato com apresentações musicais.
O servidor público Ernesto Galindo destacou a relevância do protesto:
“É importante enaltecer a democracia. Estamos aqui colocando a posição enquanto cidadãos de que somos contra alguns movimentos que o Congresso está fazendo, como a PEC da Blindagem.”
A pedagoga Flávia Costa reforçou a mensagem de cidadania:
“Esse ato demonstra que nós estamos atentos e que nós não queremos passar pelo roubo da nossa cidadania e da nossa democracia.”
Em Salvador, o ato contou com artistas como Daniela Mercury e Wagner Moura, que puxaram o público em um trio elétrico. No Rio de Janeiro, a manifestação ocorreu em Copacabana, e em São Paulo, na Avenida Paulista, em frente ao MASP.
A mobilização foi organizada por centrais sindicais, movimentos populares, integrantes da base governista no Congresso e grupos da sociedade civil.
Comentários (0)