Artigo | Feira de Santana: 192 anos de história, resistência e cultura

Da Rua Nova à Querência de um povo, o maior município do interior nordestino segue crescendo e reafirmando sua força cultural e social.

Artigo | Feira de Santana: 192 anos de história, resistência e cultura
📸Reprodução rede social

Feira de Santana chega hoje, 18 de setembro, aos seus 192 anos de emancipação política. Mais do que uma data simbólica, é um marco de resistência, de história e de cultura de um povo que construiu essa cidade em meio a lutas e sonhos.

Eu sou filho desta terra. Nasci na Rua Nova, bairro muitas vezes visto apenas pelo estigma de “favela”, de local marginalizado. Mas a verdade é que a Rua Nova tem uma importância cultural absurda, que ajudou a moldar não só a identidade do bairro, mas também da própria cidade. Do samba de roda às manifestações populares, da solidariedade à criatividade, a Rua Nova é pulsante e segue contribuindo para o desenvolvimento de Feira.

Não é possível falar da nossa cidade sem falar da Querência do seu povo. E aqui sem hipocrisia: precisamos assumir a responsabilidade de olhar para os bairros com mais seriedade, sobretudo na educação, para potencializar ainda mais a força cultural e humana que já existe. Uma cidade só cresce de verdade quando seus bairros crescem juntos.

Feira de Santana é feita de diversidade, de trabalho, de música, de fé e de luta. Uma cidade gigante, não apenas em tamanho, mas em gente que não desiste de sonhar e transformar.


Parabéns, Feira de Santana, pelos seus 192 anos de emancipação política!


Comentários (0)