Saúde | Anemia Falciforme | Feira de Santana lança carteirinha oficial para pessoas com anemia falciforme
Documento garante prioridade assistencial e acessibilidade na rede municipal de saúde, seguindo modelos já existentes para autismo e fibromialgia
A Secretaria de Saúde de Feira de Santana implantou nesta quarta-feira (17) a emissão da carteirinha para pessoas com anemia falciforme, medida que visa garantir direitos e facilitar o acesso a serviços de saúde. O documento passa a integrar as carteirinhas já existentes para autismo e fibromialgia.
A novidade foi oficializada por meio da Portaria nº 33/2025, publicada na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico. Segundo o documento, a carteirinha “é destinada a facilitar a identificação do usuário e a operacionalização de prioridade assistencial na rede municipal de saúde”. Para obtê-la, é necessário residir no município, estar cadastrado no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme e apresentar foto 3x4, comprovante de endereço, relatório médico com CID, tipo sanguíneo e cartão SUS. A emissão é digital, realizada no mesmo dia, e o usuário pode imprimir e plastificar o documento.
“Esse é um avanço importante para assegurar mais dignidade e inclusão. A partir de agora, além das pessoas com autismo e fibromialgia, quem tem anemia falciforme também poderá contar com esse documento para facilitar o acesso a serviços e benefícios”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
A carteirinha tem validade de quatro anos e pode ser renovada a partir de 90 dias antes do vencimento. Após a data de expiração, o documento permanece válido por até 30 dias.
A medida foi celebrada por representantes da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL), recebidos pelo secretário Rodrigo Matos, acompanhado da diretora de Atenção à Saúde, Carla Alencar, do chefe da Divisão Médica, Aderbal D’Aguiar, e da coordenadora do Programa de Anemia Falciforme, Luciana Brito. Fabrício Cabral, portador da doença, destacou: “Hoje é um dia de celebrar uma grande conquista para as pessoas que têm anemia falciforme. Feira de Santana é referência para outros municípios e só temos a agradecer à gestão municipal, especialmente ao secretário Rodrigo Matos, que sempre foi sensível à nossa causa”.

Comentários (0)