Caminhoneiros | Saúde mental | Levantamento aponta que 20% dos caminhoneiros apresentam problemas psicológicos
Pesquisa da plataforma Moodar revela vulnerabilidade emocional entre profissionais de transporte; especialistas defendem monitoramento e políticas públicas de apoio.
															Cerca de 20% dos caminhoneiros no Brasil apresentam algum nível de vulnerabilidade emocional, segundo levantamento realizado pela plataforma de gestão de saúde psicológica Moodar. O dado foi detalhado pela neurocientista Bárbara Lippi, que destacou a necessidade de ampliar o acompanhamento desse público.
A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) orienta médicos a avaliarem de forma criteriosa os motoristas durante exames periódicos. Para o psiquiatra Alcides Trentin Junior, além do monitoramento, o Estado deve garantir melhores condições de tráfego e políticas públicas voltadas à saúde desses trabalhadores.
A pesquisa também mostrou boa aceitação da terapia online entre caminhoneiros, recurso apontado como forma de prevenção de acidentes e promoção da segurança. Entidades como a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e a Polícia Rodoviária Federal reforçam a importância de iniciativas voltadas ao acolhimento psicológico.
Além de empresas privadas, ações como o programa Comandos da Saúde, do SEST/SENAT em parceria com a PRF, e o atendimento gratuito oferecido pelo SUS, buscam apoiar os motoristas de estrada.
Por Conectadoba com informações Agência Brasil
Comentários (0)