UEFS | TCE-BA | UEFS esclarece apontamentos do TCE-BA sobre gestão patrimonial

Universidade afirma que equipamentos não estão desaparecidos e que medidas estão sendo adotadas para aprimorar controles internos.

UEFS | TCE-BA | UEFS esclarece apontamentos do TCE-BA sobre gestão patrimonial
📸Divulgação

Após a divulgação do relatório do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) sobre falhas na gestão patrimonial de 2023, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) divulgou nota de esclarecimento neste domingo (14).

De acordo com a instituição, o TCE-BA aprovou as contas referentes ao exercício de 2023, atestando regularidade orçamentária e financeira, mas recomendou melhorias nos processos de controle patrimonial.

A UEFS explicou que as observações do Tribunal se referem a duas situações distintas:

 • Equipamentos de convênio anterior: segundo a Universidade, os itens avaliados em cerca de R$ 2,8 milhões não estão desaparecidos. Eles permanecem no campus e estão em fase de instalação, processo que, segundo a gestão, demanda tempo por envolver complexidade técnica e contratação de serviços especializados.

 • Bens não localizados: a instituição reconheceu a ausência de 371 equipamentos, avaliados em R$ 271,6 mil, identificada pela Comissão de Inventário de 2023. A UEFS destacou, contudo, que possui mais de 42 mil itens cadastrados em uso, e que os bens não localizados representam menos de 1% do patrimônio permanente.

A Universidade informou ainda que está adotando medidas para apurar as ocorrências, buscar ressarcimento ao erário e fortalecer os controles internos para evitar novas falhas.

Por fim, a nota ressalta que as contas de 2024 foram aprovadas pelo TCE-BA sem ressalvas, reconhecendo avanços nos processos de gestão e controle.

Comentários (0)