Justiça | STF | Trama Golpista: Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão
Ex-presidente cumprirá pena em regime fechado por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado; condenação também prevê multa superior a R$ 447 mil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada na quarta-feira (11), em julgamento que analisou a participação dele na tentativa de golpe de Estado de 2023.
A pena foi definida a partir do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que fixou 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção. Os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin acompanharam Moraes. O ministro Luiz Fux divergiu, tendo julgado a ação improcedente.
Além da prisão, Bolsonaro foi condenado a pagar multa superior a R$ 447 mil, correspondente a 124 dias-multa, no valor de dois salários mínimos cada. O aumento foi proposto pelo ministro Flávio Dino, considerando a capacidade financeira do réu.
O ex-presidente foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
No mesmo processo, o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, foi condenado a dois anos de prisão, mas cumprirá a pena em regime aberto devido ao acordo de colaboração premiada firmado com a Justiça.
Informações: Agência Brasil
Comentários (0)