Educação | Especialistas alertam: leitura é decisiva para bom desempenho no Enem 2025

Mais do que decorar conteúdos, hábito de ler amplia concentração, repertório e capacidade de interpretação; provas acontecem nos dias 9 e 16 de novembro

Educação | Especialistas alertam: leitura é decisiva para bom desempenho no Enem 2025
📸 ROVENA ROSA/AGENCIA BRASIL

Com o Enem 2025 se aproximando, especialistas reforçam que o hábito da leitura é um dos principais diferenciais para os candidatos. Mais do que memorizar fórmulas e datas, ler com frequência ajuda na concentração, na interpretação de textos e no desempenho em todas as áreas da prova, que este ano acontece nos dias 9 e 16 de novembro.

O exame terá 180 questões, todas acompanhadas de enunciados que exigem atenção. Até mesmo em Matemática, serão 45 questões distribuídas em 16 páginas, demandando leitura crítica e foco.

Interpretação é chave

Segundo o professor João Pedro Papalardo, a habilidade de identificar informações relevantes em um texto é essencial:

“Isso tudo tem que ser feito no máximo na terceira leitura. Quem não tem o hábito de ler se cansa mais rápido, perde foco e pode ter dificuldades na prova.”

Leitura fortalece a redação

A prova de redação, de caráter crítico e de intervenção, também depende diretamente do repertório adquirido por meio da leitura.

“Quanto mais notícias e informações, mais argumentos o aluno terá para sustentar sua opinião e propor soluções”, explica Hugo de Almeida, diretor de colégio em Niterói (RJ).

A estudante Tainara Gomes Lima, do 3º ano, confirma essa visão:

“A gente tem que saber sobre atualidades, notícias, filmes e documentários. Isso amplia o olhar e ajuda muito na redação.”

Compreensão histórica e social

Para Rodrigo Pavan, coordenador em Brasília, disciplinas como História exigem leitura ativa para captar nuances dos textos:

“Questões sobre Brasil Colônia, por exemplo, só podem ser bem entendidas por meio da leitura reflexiva, que permite identificar impactos sociais, econômicos e culturais.”

A recomendação final

Os especialistas são unânimes: ler amplia conhecimento, repertório e agilidade. O hábito ajuda a interpretar melhor as questões e fortalece os argumentos na redação — pontos decisivos para quem busca uma boa nota no Enem 2025.


 Fonte: Agência Brasil


Comentários (0)