Patrimônio histórico | Restauração | Fecomércio anuncia recuperação do casarão histórico do antigo Palácio do Menor em Feira de Santana
Entidade vai buscar autorizações junto ao IPHAN para iniciar restauração do imóvel do século XIX, hoje em ruínas
															A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio) assumiu o compromisso de recuperar o casarão histórico que abrigou o antigo Palácio do Menor, localizado na Praça Carlos Bahia, em Feira de Santana. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (29), durante a primeira reunião itinerante da diretoria da entidade na cidade, a pedido do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
O presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, afirmou que dará agilidade ao processo de autorização junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que o imóvel está em processo de tombamento. Ele reconheceu que as exigências do órgão têm sido um entrave para o início das intervenções.
Construído em meados da década de 1850 pelo coronel João Pedreira de Cerqueira, o casarão é considerado um dos símbolos arquitetônicos da cidade. O imóvel já sediou a Santa Casa de Misericórdia — único hospital da região com atendimento gratuito à população mais carente na época —, o 1º Batalhão da Polícia Militar e, posteriormente, o Palácio do Menor. Em 2007, o prédio foi desapropriado pela Prefeitura e transferido para o Serviço Social do Comércio (Sesc), que construiu ao lado um restaurante e um centro cultural.


Fotos: Apolo Rocha
Comentários (0)