Feira de Santana | HIV | Feira de Santana registra mais de 200 novos casos de HIV/Aids em sete meses
Centro de Referência Municipal contabilizou 213 diagnósticos entre janeiro e julho de 2025; maior incidência é entre jovens de 19 a 24 anos.
															De janeiro a julho deste ano, o Centro de Referência Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais registrou 213 novos casos de HIV/Aids em Feira de Santana. Do total, 161 foram em homens e 52 em mulheres. Atualmente, 5.531 pessoas estão cadastradas no serviço, sendo que 4.428 estão em acompanhamento e tratamento.
No mesmo período de 2024, haviam sido diagnosticados 193 casos. Ao longo de todo o ano passado, o número chegou a 351 novos registros (243 em homens e 108 em mulheres).
Segundo a coordenadora do Centro, Vanessa Sampaio, o crescimento está relacionado, entre outros fatores, à ampliação da oferta do teste rápido, que fornece resultado em apenas 15 minutos.
“Paralelo ao aumento de casos vem a ampliação do diagnóstico. As pessoas estão procurando mais o serviço para realização dos testes”, destacou.
A maior incidência foi registrada em jovens de 19 a 24 anos, faixa etária considerada em idade reprodutiva. A Aids é uma doença que atinge o sistema imunológico e, apesar de não ter cura, possui tratamento eficaz e gratuito pelo SUS.
O programa municipal oferece acompanhamento multiprofissional, incluindo infectologia, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição, assistência social e psicologia. Os pacientes também realizam exames laboratoriais e recebem medicação gratuitamente.
O serviço atende ainda crianças expostas ao HIV, crianças já diagnosticadas (24 em tratamento) e gestantes, com acompanhamento específico no pré-natal.
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que vai intensificar, neste segundo semestre, as ações de conscientização, com campanhas educativas, capacitações para profissionais da Atenção Primária e ampliação da oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Comentários (0)