Dengue | Tecnologia | Combate à dengue em Feira contará com apoio de inteligência artificial

Projeto Inova Feira lança tecnologias inovadoras para auxiliar agentes de endemias na luta contra o mosquito transmissor

Dengue | Tecnologia | Combate à dengue em Feira contará com apoio de inteligência artificial
📸Onildo Rodrigues

Feira de Santana recebeu, nesta quinta-feira (21), o lançamento do projeto Inova Feira, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde que promete reforçar o combate à dengue com a utilização de novas tecnologias e ferramentas de inteligência artificial. O evento foi realizado no auditório da Unex, na Avenida Artêmia Pires, e contou com a participação de autoridades locais e representantes da saúde pública.

De acordo com o prefeito José Ronaldo (UB), o município é o terceiro da Bahia a implantar a iniciativa — após Ilhéus e Vitória da Conquista. Ele destacou a relevância da integração entre governo municipal e Ministério da Saúde para potencializar o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

O coordenador de Tecnologia, Alex Correia, explicou que o projeto reúne um conjunto de soluções estratégicas capazes de compor um verdadeiro ecossistema de combate ao vetor. “Esperamos que os resultados em Feira sejam positivos a ponto de serem replicados em outras cidades do país”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Endemias, Jaquilênio Felix, ressaltou a importância das inovações para fortalecer o trabalho dos profissionais da linha de frente. “Tudo aquilo que agrega e melhora a saúde da população é visto de forma positiva. A união da tecnologia com o esforço dos agentes será essencial para o controle do mosquito”, declarou.

Já o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Mattos, detalhou algumas das ferramentas que serão empregadas, como armadilhas equipadas com inteligência artificial capazes de identificar e contabilizar mosquitos infectados, além de tecnologias internacionais que utilizam fungos para reduzir a população do Aedes. O projeto também prevê bicicletas elétricas para dar suporte à mobilidade dos agentes de endemias.

Combinando vacinação, inovação tecnológica e trabalho em campo, Feira de Santana fortalece sua estratégia contra a dengue, buscando reduzir significativamente os casos da doença no município.



Comentários (0)