Feira de Santana | Ônibus elétrico começa a circular em caráter experimental em Feira de Santana
Veículo da fabricante chinesa Higer será testado por 20 dias em linha urbana da cidade
Usuários do transporte coletivo urbano de Feira de Santana vão contar, a partir do próximo domingo (24), com o primeiro ônibus 100% elétrico em circulação pelas ruas da cidade. O veículo, de origem chinesa e fabricado pela Higer — representada no Brasil pela Tevx — será testado pela empresa São João em caráter experimental.
A apresentação do ônibus aconteceu na tarde desta terça-feira (19), com a presença do administrador da São João, Abel Soares, e do secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Barradas Carneiro. O objetivo do período de testes é avaliar a adaptação do veículo ao sistema local, acompanhando uma tendência mundial de modernização e sustentabilidade no transporte público.
De acordo com Abel Soares, o modelo apresenta benefícios tanto para os usuários quanto para a cidade. O ônibus não emite gases poluentes, é equipado com suspensão a ar, ar-condicionado digital, rampa de acessibilidade de até 350 quilos, espaço para cadeirantes e acompanhantes, poltronas mais confortáveis, além de câmeras de monitoramento, carregadores de celular e telas de vídeo.
Com autonomia de até 300 km por carga completa, o ônibus elétrico leva entre 4 e 5 horas para ser totalmente recarregado. Sua capacidade é maior que a dos modelos convencionais: pode transportar até 78 passageiros, contra os 60 a 65 dos atuais veículos a diesel.
Segundo o secretário Sérgio Carneiro, o test drive começa com viagens entre o Terminal Central e o Jardim Brasil, em um percurso de 26 km de ida e volta. A estreia, entretanto, será com destino ao Parque da Cidade. O período de testes deve durar cerca de 20 dias.


Comentários (0)