Feira de Santana | Segurança laboral | Segurança no trabalho: capacitação em Feira de Santana busca reduzir acidentes e salvar vidas

Subtítulo: Ex-coordenadora do SAMU, Maysa Macedo destaca importância do uso de EPIs, treinamento prático e prevenção de acidentes em empresas e indústrias

Feira de Santana | Segurança laboral | Segurança no trabalho: capacitação em Feira de Santana busca reduzir acidentes e salvar vidas
📸Onildo Rodrigues

Feira de Santana – Com o objetivo de reduzir acidentes de trabalho e conscientizar trabalhadores sobre os riscos diários, empresas da região participam de um projeto de capacitação em segurança laboral. A iniciativa, que envolve treinamento prático em primeiros socorros, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e mapeamento de riscos, foi detalhada pela ex-coordenadora do SAMU em Feira de Santana, Maysa Macedo, durante o programa Levante a Voz.


Segundo Maysa, o projeto ocorre em dois blocos: o primeiro é voltado a profissionais de saúde, abordando temas como eletrocardiograma, arritmia cardíaca, infarto agudo do miocárdio e edema agudo de pulmão. Já o segundo bloco foca em empresas, fábricas e indústrias, realizando visitas para identificar vulnerabilidades específicas e adaptar o treinamento às necessidades de cada local.


“Estudos apontam que mais de 85% dos acidentes acontecem por falha humana. Por isso, capacitar os profissionais é essencial para prevenir incidentes e salvar vidas”, destacou Maysa. O treinamento enfatiza o uso correto de EPIs, como capacetes, luvas, óculos e máscaras, e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). A supervisão, o acompanhamento e a conscientização sobre os riscos são partes fundamentais do processo.


Dados apresentados pela especialista mostram que, apenas no ano passado, 288 óbitos foram registrados em decorrência de acidentes de trabalho. A construção civil continua sendo um dos setores mais vulneráveis, seguido por indústrias com maquinários pesados.


Uma fabrica no seguimento de radiadores em Feira de Santana, sediou a primeira etapa do projeto, que inclui cinco estações práticas, permitindo que os participantes aprendam técnicas de salvamento e primeiros socorros. “Cada dia de trabalho deve ser encarado com atenção, e a prevenção é responsabilidade tanto da empresa quanto do trabalhador”, reforçou Maysa Macedo.


O projeto também alerta para a importância de conscientizar as famílias e os trabalhadores sobre os riscos, cobrando o uso adequado dos EPIs e garantindo que a rotina laboral seja segura do início ao fim do expediente.


Comentários (0)