Feira de Santana | Saúde do Trabalhador | Acidentes de trabalho aumentam em Feira de Santana e região, alerta coordenadora do Cerest
De janeiro a julho de 2025, já foram registradas 287 notificações de acidentes. Órgão intensifica fiscalização, mas destaca que trabalhadores também devem denunciar riscos.
A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Feira de Santana, Verena, alertou para o crescimento no número de acidentes de trabalho no município e região. Entre janeiro e julho deste ano, foram registradas 287 notificações, número que indica uma tendência de superar o total de 2024.
Segundo ela, a vigilância atua para inspecionar condições e ambientes de trabalho, tanto internos, como indústrias, quanto externos, a exemplo de equipes que instalam telefonia e internet. Essas últimas, muitas vezes, trabalham sem sinalização adequada, expondo-se a riscos de acidentes graves, como choques elétricos ou colisões com veículos.
Verena destacou que a fiscalização enfrenta desafios, como a dificuldade de localizar equipes móveis durante as inspeções. Mesmo assim, o Cerest mantém ações contínuas de monitoramento e notificação de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
A coordenadora reforçou que a responsabilidade pela prevenção é compartilhada entre profissionais de saúde, gestão pública e trabalhadores, que devem denunciar irregularidades, inclusive de forma anônima.
“O acidente de trabalho pode gerar incapacidade ou até a morte. Não podemos permitir que isso se torne comum na nossa sociedade. É preciso intensificar a prevenção e a proteção aos trabalhadores”, afirmou.
Comentários (0)