Feira de Santana | Trânsito | Feira de Santana avança na sinalização viária para melhorar o tráfego urbano

Clima seco, chegada de insumos e planejamento técnico possibilitam retomada das ações; direitas livres e rotas alternativas estão entre as soluções

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📸 ACM/Secom/PMFS

O superintendente municipal de trânsito de Feira de Santana, Ricardo Ramos, informou que os serviços de pintura e sinalização viária avançam à medida que o clima permite. Segundo ele, o tempo seco nos últimos dias possibilitou a retomada do Programa Cena Cidade, responsável por revitalizar a sinalização horizontal e vertical em áreas estratégicas da cidade.

“Tivemos quatro dias de sol. Precisamos de pelo menos dois dias de clima seco para fazer a checagem do solo antes de iniciar a pintura. O tempo firme garante durabilidade à sinalização”, explicou.


Centro é prioridade e novas intervenções estão em andamento


Atualmente, a Superintendência de Trânsito (SMT) está focada nas vias do centro da cidade. Apenas após essa etapa será possível atuar nos bairros. Uma intervenção pontual foi feita na Avenida João Durval, onde será inaugurada uma direita livre nas imediações do shopping e de bares do complexo, até esta sexta-feira (2). Outra direita livre será implantada na Avenida Presidente Dutra, próxima a uma loja de motocicletas.


Essas ações estavam atrasadas por falta de material, mas com a chegada dos insumos, a SMT promete acelerar não só essas, mas outras obras e projetos da Prefeitura.


Direitas livres com critério técnico


Ricardo Ramos destacou que as conversões à direita sem parada só são implantadas em locais com baixo fluxo de pedestres e seguem normas do Código de Trânsito Brasileiro. Mesmo nesses casos, é obrigatória a pintura de faixa de pedestres, garantindo a segurança de quem atravessa.


Cidade precisa de rotas alternativas e novos modais


O superintendente também apontou a necessidade de criar vias alternativas para desafogar avenidas como Getúlio Vargas, João Durval e Marechal Deodoro. Segundo ele, como não há mais espaço físico para ampliação, é preciso investir em rotas secundárias e no incentivo ao uso de transportes alternativos.


“Não existe solução mágica. Esses gargalos têm mais de 50 anos. É preciso repensar a cidade para o futuro”, afirmou.


Aplicativos terão pontos de parada definidos


Em resposta às reclamações de motoristas por aplicativo sobre multas, Ricardo explicou que já foi autorizada a criação de pontos específicos para paradas rápidas. Inicialmente, a sinalização será feita em estacionamentos, que futuramente servirão exclusivamente para embarque e desembarque, até a implantação da zona azul.


“Mostrei aos representantes da categoria que não há registros de multas por paradas breves. O problema é quando o motorista permanece aguardando o próximo passageiro e excede o tempo permitido na via”, esclareceu.


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