Bahia | Segurança | Jerônimo critica opositores e diz que “jogam contra a Bahia” ao questionarem segurança pública
Governador esteve em Feira de Santana para entrega de viaturas e rebateu dados do Anuário de Segurança Pública, destacando investimentos e redução da violência

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), cumpriu agenda em Feira de Santana nesta quarta-feira (30), onde participou da entrega de 65 novas viaturas da Polícia Militar e, em seguida, esteve presente no seminário do SISAN (Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional), realizado no Centro de Convenções.
Durante entrevista coletiva, Jerônimo foi questionado sobre os dados do Anuário de Segurança Pública 2024, que colocam cinco cidades baianas entre as dez mais violentas do Brasil. Em resposta, o governador destacou os investimentos feitos e rebateu as críticas:
“Esses são indicadores de 2024. Entre 2022 e 2023 já tivemos mudanças, e agora em 2025 já conseguimos reduzir em até 10% os índices de violência no estado — em alguns municípios, essa redução chega a 30% ou 40%. Estamos fazendo a nossa parte com ações concretas: entrega de viaturas, equipamentos, capacitação de 4 mil profissionais e apoio às Guardas Municipais”, afirmou.
O governador também criticou políticos que, segundo ele, torcem contra os avanços do estado:
“Tem gente que, ao invés de reconhecer o que está sendo feito, insiste em propagar uma imagem negativa da Bahia. Jogam contra Feira de Santana, contra Jequié… Isso é irresponsabilidade. O nosso inimigo não é político — é o crime organizado. Estamos enfrentando isso com firmeza, com apoio do governo federal e dos municípios.”
Segundo Jerônimo, a expectativa é de que os dados consolidados de 2025, a serem divulgados em 2026, mostrem os avanços:
“Não estamos brincando. A Bahia não produz fuzis, nem drogas em larga escala — esses armamentos vêm de fora. Mesmo assim, já apreendemos quase 50 fuzis só neste ano. Vamos continuar firmes nesse mutirão pela paz.”
O governador também agradeceu ao ex-prefeito José Ronaldo (UB), destacando a importância da parceria com os municípios para ações como iluminação pública e fortalecimento da Guarda Municipal.
⸻
Mudanças no sistema prisional
Sobre as recentes alterações na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Jerônimo minimizou o impacto e disse tratar-se de algo rotineiro:
“Na segurança pública, é normal fazer mudanças para evitar vícios e garantir autonomia no trabalho. Também estamos elaborando um novo plano para o sistema prisional. Pedi aos secretários de presídios, segurança e direitos humanos que apresentem propostas — dentro dos próximos 15 dias, vamos anunciar um pacote de ações para essa área”, concluiu.
Comentários (0)