Educação | Feira de Santana capacita aplicadores para avaliações do programa Novos Caminhos da Educação

Treinamento realizado pela Secretaria de Educação visa aprimorar aplicação de provas diagnósticas e testes de fluência leitora nas escolas municipais

Educação | Feira de Santana capacita aplicadores para avaliações do programa Novos Caminhos da Educação
📸Silvio Tito

Nos dias 16 e 17 de julho, a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana promoveu um treinamento voltado aos aplicadores das avaliações do Sistema de Avaliação do programa Educar pra Valer (SAEV). A iniciativa integra o programa Novos Caminhos da Educação, que conta com apoio técnico da equipe pedagógica de Sobral (CE), município reconhecido nacionalmente por suas políticas educacionais de excelência.


O objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais que atuarão na aplicação de avaliações formativas em turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. As provas incluem testes objetivos e de fluência leitora, com foco na verificação do nível de alfabetização dos estudantes, garantindo que estejam alfabetizados na idade apropriada.


Atualmente, 135 escolas da rede municipal participam do programa. Segundo a articuladora local da iniciativa, Keila Braga, os resultados dessas avaliações internas são fundamentais para orientar práticas pedagógicas e ações de intervenção antes da realização de exames externos, como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação).


“Além do treinamento para a avaliação, é uma forma de monitorar o nível de alfabetização dos alunos e adequar as intervenções necessárias”, explicou Keila Braga. As avaliações do Educar pra Valer serão aplicadas entre os dias 21 de julho e 21 de agosto.


O programa atua com base em três eixos principais: avaliação (diagnóstica, formativa e de saída), formação continuada de professores e acompanhamento pedagógico. A meta é fortalecer o processo de aprendizagem desde os primeiros anos escolares, ampliando o acesso dos estudantes a uma educação pública de qualidade.



Comentários (0)