Política | Tarifaço | Ciro Gomes critica postura de Lula sobre impasse com os EUA e vê risco de retaliação

Ex-ministro acusa presidente de “comemorar” tensão comercial com os Estados Unidos, usar o episódio como cortina de fumaça e alerta para possível retaliação norte-americana

Política | Tarifaço | Ciro Gomes critica postura de Lula sobre impasse com os EUA e vê risco de retaliação
📸Vinícius Santa Rosa

O ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), criticou duramente a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos. Em uma publicação recente, Ciro afirmou que Lula estaria “comemorando” o conflito com os norte-americanos, o que ele classificou como uma atitude “perigosa” diante de possíveis retaliações por parte do governo dos EUA.


Segundo Ciro, o presidente Lula tem feito “piadas” sobre o cenário internacional delicado, citando como exemplo o vídeo em que o petista oferece jabuticaba ao ex-presidente Donald Trump. Para o ex-ministro, esse comportamento seria irresponsável e contraproducente.


“É inacreditável, traiçoeira, mas também muito burra, a defesa desta agressão estrangeira por uma certa ‘metade’ da política brasileira”, afirmou Ciro, em crítica ao que chamou de “grande besteira dos Bolsonaros, pai, filhos e aliados”, incluindo até mesmo o governador de São Paulo.


Outro ponto levantado por Ciro Gomes é de que Lula estaria usando o cenário internacional como estratégia política interna, tentando desviar a atenção do público de temas sensíveis, como o escândalo envolvendo o INSS. “Nada como um inimigo externo para distrair toda uma nação, refugiando-se, como sempre fizeram os canalhas, no patriotismo”, declarou.


Apesar das críticas ao presidente Lula, Ciro também tem gerado questionamentos por seu próprio posicionamento político. Em maio deste ano, ele se reuniu com integrantes do Partido Liberal (PL), União Brasil e Progressistas, o que levantou especulações sobre uma possível aproximação com setores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ciro tem sido cotado como nome para disputar o governo do Ceará em 2026. Atualmente, o estado é governado por Elmano de Freitas (PT).


Comentários (0)