Criatividade | Educação | Criando o Futuro”: Concurso revela talentos artísticos da rede municipal de Feira de Santana

Projeto “Criando o Futuro” mobiliza mais de 1.700 estudantes da rede municipal, revela novos talentos e apresenta a Turma do Edu, símbolo de diversidade e protagonismo estudantil.

Criatividade | Educação | Criando o Futuro”: Concurso revela talentos artísticos da rede municipal de Feira de Santana
Onildo Rodrigues

Mais de 1.700 estudantes participaram do concurso “Criando o Futuro”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, que escolheu o mascote oficial da rede de ensino. O projeto, que inicialmente previa a criação de um único personagem – o EDU – se transformou na “Turma do Edu”, graças à criatividade dos alunos e à qualidade dos trabalhos apresentados.


Na final realizada nesta quarta-feira (16), foram selecionados os 10 melhores desenhos. A campeã foi a aluna Maria Cecília, que conquistou o júri com um projeto considerado completo e de fácil adaptação para ilustração, animação e produtos licenciáveis. O segundo e terceiro lugares ficaram com Juan Gustavo e João Lucas, respectivamente.

📸 Sec educação - Pablo Roberto 


Protagonismo estudantil e incentivo à arte


O vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que o objetivo do projeto é estimular o protagonismo dos estudantes. “Nós pensamos esse projeto para que o estudante possa ser protagonista da sua história, interagir e participar de forma ativa. Estou extremamente feliz. Foram mais de 1.700 inscrições, e a final reuniu os 10 finalistas em um momento de celebração”, afirmou.


Todos os finalistas foram premiados, e os três primeiros colocados receberam um notebook, um tablet e uma mesa digitalizadora de desenho, respectivamente.


Critérios e qualidade técnica


Um dos jurados e incentivadores do projeto, o artista plástico Muricy, explicou os critérios de avaliação: originalidade, criatividade, viabilidade de transformação em marca e produto. “O desenho da Maria Cecília foi unânime. Todos os participantes tinham talento, mas alguns desenhos se destacaram por serem mais aplicáveis como ilustração”, explicou.

📸Artista plástico - Muricy 


Muricy, que é morador da Rua Nova e já levou sua arte para países como a Alemanha, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Na minha época, havia pouco incentivo. Hoje, esses alunos estão sendo valorizados e isso revela talentos que estavam escondidos”, completou.


📸1º lugar - Maria Cecília 


Representatividade e diversidade


Os personagens da nova Turma do Edu representam a diversidade da rede municipal. Entre os perfis estão uma criança negra, uma ruiva, um cadeirante e outras características que refletem a pluralidade dos estudantes. “É importante mostrar que a educação é feita por várias vozes. A turma do Edu será símbolo de representatividade e inclusão”, afirmou Muricy.


Relatos de superação e sonhos


📸2º colocado -  Juan Gustavo 


O terceiro colocado, João Lucas, contou que desenha há quatro anos e se dedicou para aprimorar sua técnica. “Nunca fui muito habilidoso, mas comecei a estudar mais para chegar onde cheguei. É muito gratificante representar minha escola”, disse.

📸3º colocado - João Lucas 


O vice-campeão, Juan Gustavo, filho de estrangeiros, também celebrou o momento. “Esse prêmio me dá esperança. Pode ser o início de um caminho profissional no mundo da arte, como nos desenhos animados que eu admiro, como Turma da Mônica e Bob Esponja”, afirmou.


📸Diretor de escola - Jonathan Porto 


Orgulho nas escolas


O diretor da Escola Eduardo Fróes da Mota, Jonathan Porto, comemorou o desempenho dos alunos da instituição, que teve quatro finalistas entre os 10 selecionados. “Isso é fruto de um trabalho coletivo. Trabalhamos com todas as linguagens das artes: visuais, teatro, dança, música. O mérito é dos alunos e da comunidade escolar como um todo”, declarou.


Para ele, o concurso “Criando o Futuro” mostrou a força e a diversidade da rede municipal. “De 1.700 desenhos, foi difícil escolher 10. Isso revela um potencial artístico gigantesco. Precisamos ampliar projetos como esse para alcançar mais talentos e dar voz a todos os estudantes”, concluiu.



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