Igualdade racial | 4ª conferência | Feira de Santana retoma Conferência de Igualdade Racial após 12 anos
Evento reúne mais de 200 participantes para debater políticas públicas de combate ao racismo e garantir direitos à população negra
Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento ao racismo e promover a equidade racial, Feira de Santana realiza, após mais de uma década, a 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A abertura aconteceu na tarde de segunda-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças de religiões de matriz africana. O evento segue nesta terça-feira (15), com mais de 200 inscritos.

Durante a solenidade, a tesoureira da OAB e conselheira municipal de Promoção da Igualdade Racial, Lisian Barbosa, afirmou que a conferência é mais que um encontro: “Ela é um marco na construção de propostas para a efetivação de direitos”. Ela reforçou a atuação da OAB no combate ao racismo religioso e lembrou que esse tipo de crime é grave, inafiançável e pode gerar pena de até 20 anos.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou que o respeito à diversidade deve ser praticado no cotidiano e não apenas no discurso. Já o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou as ações implementadas na rede municipal para a formação antirracista de professores, além de políticas voltadas à melhoria dos índices de alfabetização.

O ativista Aristides Maltês defendeu que o espaço é crucial para denunciar violações e construir caminhos: “O racismo religioso, a intolerância, a homofobia e o feminicídio são enfrentamentos diários. A conferência é a oportunidade de transformar essas denúncias em propostas de políticas públicas”, afirmou.
Nesta terça (15), os debates se concentram em três eixos: igualdade, justiça racial e democracia. Ao fim, serão escolhidos os delegados que representarão Feira de Santana na conferência estadual.


Fotos: Onildo Rodrigues
Comentários (0)