Saúde | Esporte | Projeto Esporte por Toda a Vida promove saúde e bem-estar na terceira idade em Feira de Santana

No bairro Rua Nova, iniciativa liderada por professores voluntários e idealizada por policial militar mobiliza moradores, principalmente idosos, contra o sedentarismo

Saúde | Esporte | Projeto Esporte por Toda a Vida promove saúde e bem-estar na terceira idade em Feira de Santana
📸Onildo Rodrigues


O sedentarismo é uma das principais causas de doenças na sociedade moderna. Na chamada melhor idade, os riscos se agravam, exigindo ainda mais atenção com a saúde do corpo e da mente. Pensando nisso, um grupo de voluntários deu início ao Projeto Esporte por Toda a Vida, que vem transformando a rotina de moradores do bairro Rua Nova, em Feira de Santana. Com incentivo à prática regular de atividades físicas.


Realizado três vezes por semana, o projeto conta com aulas de aeroboxe, ginástica e futebol, atraindo participantes de todas as idades, com destaque para o público da terceira idade, que forma a maioria dos alunos.


 Iniciativa comunitária


De acordo com o professor Nilton Santos, um dos responsáveis pelas aulas, a iniciativa surgiu a partir da ideia da soldado PM Lorena, da base comunitária da Rua Nova, que já desenvolvia ações sociais no bairro.

📸Onildo Rodrigues - Professor Nilton Santos


“A soldado Lorena nos procurou com a ideia de montar um grupo de atividade física na comunidade. Ela convidou a mim, a professora Cíntia e o professor Samuel, e começamos com aulas voluntárias. Hoje temos um grupo assíduo, especialmente de idosos que não deixam de participar nem mesmo com o frio”, disse o professor.


Além do exercício físico, o projeto realiza avaliações de saúde mensais, com medição de glicemia, pressão arterial e peso dos participantes, promovendo um acompanhamento completo.


Participação ativa da terceira idade


A moradora Aldiraci Da Hora Santos, uma das participantes mais engajadas, compartilhou os benefícios que sentiu com a prática:

📸Onildo Rodrigues - Aldiraci Da Hora Santos 


“É muito bom, porque saímos do comodismo. Eu mesma tenho vários problemas de saúde, mas depois que comecei a praticar atividades físicas melhorei bastante. Esse projeto é uma bênção para os moradores do bairro Rua Nova.”


Outra participante, Joanita Monteiro, de 75 anos, também elogiou a iniciativa:

📸Onildo Rodrigues -Joanita Monteiro


 “Estou gostando demais. Venho três vezes por semana e, apesar da minha idade, não sinto uma dor. Recomendo que todos participem, faz bem para a mente e para o corpo.”


Joanita também fez uma crítica à ausência de apoio institucional:


“O CRAS retirou a atividade física. Veio um professor, mas disseram que tinha que ser voluntário. Para um órgão do governo? Não tem condições.”


O Projeto Esporte por Toda a Vida segue ativo na Rua Nova e reforça a importância do voluntariado e do engajamento comunitário para promover saúde e qualidade de vida — especialmente na terceira idade.




Fotos: Onildo Rodrigues 

Comentários (0)