Feira de Santana | 20 anos da Funtitec | Fundação Egberto Costa celebra 20 anos com homenagens e anúncio de modernização do planetário

Instituição cultural de Feira de Santana projeta expansão do Museu Parque do Saber e investimentos em tecnologia até 2026

Feira de Santana | 20 anos da Funtitec | Fundação Egberto Costa celebra 20 anos com homenagens e anúncio de modernização do planetário
📸Onildo Rodrigues

A Fundação Egberto Costa comemorou, nesta semana, duas décadas de atuação em Feira de Santana com uma cerimônia marcada por homenagens e o anúncio de novos investimentos em cultura, ciência e tecnologia. Criada em 2005 com a missão de fomentar ações nessas áreas, a fundação é responsável pelo Museu Parque do Saber e pelo primeiro planetário digital da América Latina, inaugurado em 2008.


Desde a abertura do planetário, mais de 650 mil pessoas já visitaram o espaço — entre estudantes da rede pública e privada, universitários e visitantes de outros municípios, alguns vindos de localidades a mais de mil quilômetros de distância.

Durante o evento, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a importância da fundação para o município e anunciou a busca por recursos em Brasília para viabilizar a modernização do espaço.


“São 20 anos de uma história madura, que comprovam o acerto da criação dessa fundação. Temos articulado a chegada de equipamentos modernos, que permitirão a realização de novos estudos e pesquisas, beneficiando estudantes da rede pública e privada”, afirmou o gestor.


O presidente da fundação, Antônio Carlos Coelho, reforçou o compromisso com a inovação e detalhou os próximos passos.


“Nosso objetivo é ampliar o museu e equipar o planetário com os instrumentos mais modernos disponíveis no mundo. A Prefeitura fará um investimento robusto até 2026”, explicou.

A cerimônia também foi marcada por homenagens póstumas aos ex-diretores Luiz Augusto Oliveira (área cultural) e Ícaro Grimaldi (área tecnológica), além de ex-funcionários e parceiros que contribuíram para a consolidação da fundação ao longo dos anos.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, lembrou a relevância da instituição no cenário cultural da cidade e anunciou o retorno de programas importantes.


“A Fundação foi essencial para o fortalecimento dos equipamentos culturais e agora retomamos projetos como o Arte de Viver, o Festival Gospel e outras iniciativas de sucesso. Já estamos avançando também na reforma do Centro de Cultura Maestro Miro, do Teatro Margarida Ribeiro e do Galpão da Barão”, revelou.


Segundo o secretário, esses espaços serão reativados com foco em inclusão, formação e transformação social.



Comentários (0)