Feira de Santana / Tradicional fogueira / Feira de Santana mantém tradição das fogueiras no São João

São João 2025

Feira de Santana / Tradicional fogueira / Feira de Santana mantém tradição das fogueiras no São João
📸Onildo Rodrigues

Além das comidas típicas, a fogueira é um dos elementos indispensáveis nas celebrações de São João em Feira de Santana. A tradição tem origem religiosa. Segundo relatos da tradição católica, a fogueira foi um sinal combinado entre Isabel, mãe de São João Batista, e Maria, mãe de Jesus Cristo. Isabel teria acendido uma fogueira no topo de um monte para avisar Maria sobre o nascimento de seu filho.


E quem ainda não garantiu a sua, encontra opções de todos os tamanhos e preços. Na Feirinha da Estação Nova, na avenida João Durval Carneiro, o comerciante Paulo Sérgio, que há 25 anos atua na venda de fogueiras, relata que o movimento este ano está mais intenso.

— A expectativa é a melhor possível. O comércio está mais movimentado. A fogueira é sempre um material que vende, todos querem ter em casa. Durante o ano inteiro eu junto madeira para que essa tradição não passe em branco — afirmou.


Além de comerciante sazonal de fogueiras, Paulo trabalha como jardineiro e realiza podas de árvores na cidade. Ele explica que o material utilizado é fruto desse trabalho.


— É tudo lícito. São galhos de árvores mortas, recolhidos nas ruas da cidade. É um reaproveitamento do que seria descartado — garante.


Os preços variam entre R$ 80 e R$ 100, dependendo do tamanho da fogueira. Segundo o vendedor, também é possível encomendar modelos personalizados.


— Tenho variedade. O cliente que chega aqui não sai sem comprar. Estou por aqui enquanto durar o estoque. Normalmente, as vendas seguem até o dia 24 — completou.



Comentários (0)